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Seu estoque é um problema? Conheça a curva ABC
sexta, 17 de junho de 2016
Muitos clientes têm problemas com seu estoque, também não sabem identificar quais seus principais produtos que tem maior giro e lucratividade para a empresa. Separamos abaixo algumas dicas e um vídeo que mostra como construir uma planilha e identificar esses produtos.
O que é a curva ABC
É um método de categorização de estoque, seu foco é deixar claro quais são os produtos mais importantes e que lhe trazem maior lucratividade, ou seja os produtos que precisam de um estoque maior. Para isso temos algumas contas básicas para fazer e conseguir identificar esses produtos, abaixo você pode ver qual o percentual de importância de cada categoria.
Produtos A: responsáveis por até 80% das vendas;
Produtos B: responsáveis por até 15% das vendas;
Produtos C: responsáveis por até 5% das vendas.
Aprenda a montar uma planilha de curva ABC
O vídeo abaixo é de uma série de dicas que o UOLHOST separou com a finalidade de ajudar seus clientes a melhorar as vendas. (fonte: UOLHOST – Impulso Digital). Confira as dicas e comece agora mesmo a montar a sua planilha ABC.
E agora, o que isso ajudará minha empresa?
Separamos alguns tópicos para você entender melhor o porque é importante saber seus produtos ABC:
1º - Evitar que falte estoque dos seus produtos mais importantes
Com a análise ABC, fica claro quais produtos sempre tem que estar disponível em estoque.
2º - Reorganizar o estoque dos produtos com menos saída
Manter um estoque que fica parado por muito tempo, é prejuízo para a empresa, é dinheiro investido que está parado, dessa forma você saberá exatamente quais produtos podem ter seu estoque reduzido.
3 º - Permite melhorar seu mix de produtos
Ficará mais fácil de perceber quais produtos tem menos interesse por seu cliente, ou seja, você poderá criar promoções para eles ou até mesmo substituí-los por outros, evitando assim um estoque de produtos que não tem saída.
4º - Cliente satisfeito
O mais importante, você nunca deixará de atender seu cliente, tendo sempre em mãos os produtos que ele deseja, e de forma saudável, pois a sua empresa, não esta mantendo um estoque desnecessário, ou seja, sem dinheiro parado.
Resumindo, na hora de montar um E-commerce, a estratégia mais correta é descobrir entre os seus produtos quais são aqueles que representam a maior parte das vendas (usar curva ABC) e focar neles, com o tempo e com o retorno da sua loja virtual você vai aumentado o seu mix de ofertas, tomando cuidado para também não confundir o consumidor final com muita informação.
Espero que essas dicas possam ajudar a cada vez mais melhorar suas vendas.
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Até a próxima
 
Equipe VBWP
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